Geddel Vieira Lima foi absolvido pela

2º Turma do STF.

 

Irmãos Vieira Lima absolvidos.

Geddel Vieira Lima foi absolvido pela 2º Turma do STF , em uma das suas votações online, por 3 votos a 1, que desfez a condenação de Geddel Vieira Lima e do Irmão Lúcio vieira Lima (FOTO) pelo crime de associação criminosa, esse caso ficou famoso depois que foram divulgadas imagens de várias caixas de dinheiro encontrado em um apartamento em Salvador.

Julgado online, a apresentação dos votos feitos no sistema, derruba apenas o crime de associação criminosa mas mantém a condenação do crime de lavagem de dinheiro. 

Mas calma, se você pensa que o crime compensa, posso te garantir que não neste caso. Geddel vai cumprir 13 anos e 4 meses de prisão; o que definitivamente é um preço muito alto a pagar por alguns dias desbundando dinheiro que aparentemente não era dele.

51 milhões.

Geddel é ex-ministro e ex-deputado, e foi pego com 51 milhões em dinheiro vivo, encontrado em malas e caixas lotadas no bairro da Graça. 

foto: Marina Silva/Arquivo Correio

A PF fez uma operação que, de acordo com o ministério público, os irmãos Vieira Lima escondiam as quantias de dinheiro desviadas (roubadas) da caixa econômica federal. Diante da acusação nessa história os irmão Vieira Lima foram pegos com o produto do furto, em uma linguagem mais clara, foram pegos no pulão.

 

Leia mais:

 

No dia 05 de setembro de 2017 quatro anos atrás, na época o ministério público afirmou que Geddel era um criminoso contumaz que pratica crimes financeiros contra administração pública. Geddel foi preso no dia 04 de julho de 2017 acusado de tentar atrapalhar as investigações da operação Cui Bono. 

A condenação que foi analisada pelo supremo novamente essa semana veio em outubro de 2019, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes abriram mão da condenação de associação criminosa argumentando que o crime não ficou demonstrado.

Geddel entre 2011 e 2013, então vice-presidente de pessoa jurídica da caixa econômica federal, liberava créditos e informações privilegiadas para empresas da quadrilha.